quinta-feira, novembro 19, 2009

Ratio Studiorum

A Companhia de Jesus – Societas Iesu, daí as iniciais S.J. que são apostas aos nomes dos membros (denominados Jesuítas) desta ordem religiosa – foi fundada em meados do século XVI por um grupo de jovens estudantes da Universidade de Paris, entre os quais o português Simão Rodrigues, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola (S. Inácio de Loyola).

Como é sabido, quer experiências existenciais marcantes quer também as vivências pessoais de Inácio Loyola enquanto estudante em Barcelona, Alcalá, Salamanca e na Sorbona permitiram-lhe adquirir uma vasta experiência universitária, mais tarde reflectida no projecto espiritual e educativo da Companhia de Jesus (cuja constituição canónica viria a ser confirmada pela Bula "Regimini militantis Ecclesiae" do Papa Paulo III.

Fruto paradigmático da Reforma Católica, os Jesuítas vieram assim e depois a notabilizar-se na Missionação, no Ensino (especialmente com os seus Colégios) e na Espiritualidade, aqui tendo os Exercícios Espirituais (criados pelo seu Fundador e que são um método que pode considerar-se tanto psico-espiritualmente metamórfico como pedagógico) desempenhado uma função imaginativa, memorial e cognoscitiva única e ainda hoje praticada.

– Desde o início ligada à Corte de D. João III, a Companhia de Jesus marcaria, por todos as razões historicamente conhecidas e de modo profundo, a Expansão Portuguesa, a Igreja, a sociedade, o poder e a cultura do nosso País, – presenças e influências às quais os Açores não ficaram alheios.

Sendo praticamente inesgotável a literatura científica sobre a Companhia de Jesus, todavia em Língua Portuguesa não abundavam já ou não se encontravam muito acessíveis edições especializadas contendo os textos originais dos chamados Princípios Educativos da Companhia de Jesus, – facto agora felizmente suprido pela recentíssima publicação bilingue/Latim-Português (Esfera do Caos Editores, Lisboa, Outubro de 2009) do Código Pedagógico dos Jesuítas contendo a famosa Ratio Studiorum, ou seja o Regime Escolar e Curriculum de Estudos da Companhia de Jesus. Com prefácio de Luiz Klein, um estudo sobre O Modelo Pedagógico da Ratio (da autoria de José Martins Lopes) e posfácio de Norberto Dallabrida, esta excepcional versão portuguesa da obra foi organizada, com Introdução, Notas e Bibliografia, por Margarida Miranda (professora associada da Universidade de Coimbra).

– Tendo dedicado alguns anos à investigação e ao estudo da obra do nosso Padre António Cordeiro e do Padre António Vieira, não posso deixar de saudar hoje o aparecimento deste livro, cuja leitura vivamente recomendo, por quanto traz de contributos importantes, agora mais acessíveis a um público alargado, para a compreensão do funcionamento, do alcance e dos horizontes históricos, humanísticos, científicos, filosóficos e teológicos dos Açores, no âmbito do Ensino nos Colégios dos Jesuítas nas Ilhas.

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* Originalmente publicado em “Diário Insular" e "Correio dos Açores" (20 de Novembro de 2009).
Ver em http://www.diarioinsular.com/ e em http://www.correiodosacores.net/index.php?mode=noticia&id=25551