quinta-feira, janeiro 14, 2010


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ENTREVISTA AO “DI”
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Sobre a Filosofia para crianças:
Um projecto promissor mas complexo

“Diário Insular” (DI) – Como Docente universitário de Filosofia, com responsabilidades que também assumiu de direcção no Curso de Formação de Professores (CIFOP-Terceira) e como antigo Orientador de Estágios de Professores dessa Disciplina no Ensino Secundário, como encara o projecto de Ensino de Filosofia para Crianças?


Eduardo Ferraz da Rosa (EFR) – Tanto quanto pude observar e avaliar minimamente – também pelas explanações do meu amigo Mário Cabral e por outros testemunhos de alguns docentes de Filosofia e de outras áreas disciplinares que não poderiam ficar à margem de um exigível envolvimento crítico nesse interessante projecto –, parece-me tratar-se de uma iniciativa em si e idealmente promissora, louvável e positiva, muito embora revestindo-se de uma evidente complexidade temática (científica, didáctica, pedagógica e curricular, ou seja teórico-crítica, epistemológica e metodológica), que não poderá deixar de ser integradamente equacionada, com rigor e sistematicidade pluridisciplinar.

DI – Parece-lhe possível e útil ensinar Filosofia a crianças?

EFR – Depende daquilo que se entender por Ensinar, por Filosofia e por Infância
– É por isso que sem uma reflexão prévia e aprofundada sobre as múltiplas e correlativas dimensões destes conceitos, categorias e valores, corre-se o tremendo e contraproducente risco de baratear aquilo mesmo que se pretende redimir ou semear…
De resto, para já não remontarmos à antiquíssima e sempre nova questão dialéctica do ensino-aprendizagem, bastará atender às conhecidas teses de Matthew Lipman (anos 70) e à posteridade das suas experiências e experimentalismos (especialmente nos Estados Unidos e na América Latina, em geografias mentais e até ideológicas muito díspares…), para compreendermos a fundo o que está aqui pressuposto e accionado!
– E depois, Lipman, como, mais tarde, e um pouco em algumas das suas linhas, Allan Bloom…, nem sempre serão lá muito conciliáveis por exemplo com Jean Piaget ou Paulo Freire, ou com clássicos filósofos das tradições naturalistas, iluministas, personalistas, etc., etc.

DI – O seu actual trabalho de Doutoramento (Ciências Biomédicas) pressupõe uma interface muito grande com a Ciência. Vê essa ligação presente no referido projecto de Filosofia para crianças?

EFR – No quadro histórico e sociológico da génese e das sucessivas mudanças de paradigma noético, epistemológico e ético nos saberes, nas artes e nas ciências, nunca o horizonte fundamental da reflexão filosófica esteve distante do mundo fenoménico e técnico-tecnológico da Ciência, sendo até que foi à Filosofia que sempre coube pensar e fornecer o quadro transcendental para o possível (conquanto limitado…) conhecimento do real.
– No projecto aqui em atenção vejo aliás ressaltada uma vertente de co-implicação lógico-matemática (material e formal), mais discutivelmente vista ou dita como lógico-dedutiva, quando me parece que a mesma podia e devia antes ser mais explícita e implicitamente de teor hermenêutico, compreensivo do sentido das coisas e dos seres, por via de uma especial atenção aos universos mais originários da Linguagem e da Narrativa, da Arte, da Afectividade, da Busca e da Revelação do Mistério, da Expressão da Beleza e da Bondade, da Cosmologia Ecológica, etc., e então por aí até às estruturações racionais da ordem e da finalidade…

DI – A Secretaria Regional da Educação e Formação classificou este projecto como “mais um exemplo da dinâmica e empenho das escolas açorianas em proporcionar (...) um ensino de excelência centrado na formação integral das crianças e jovens açorianos”. Quer comentar?

EFR – Prefiro não comentar com delongas, já que essa quase abusiva colagem ao projecto de Mário Cabral não tem a mais leve correspondência ao que se passa na verdade das políticas institucionalmente lideradas, tuteladas ou sofridas no quotidiano escolar açoriano…
– E tal não será certamente por culpa principal ou demissão dos professores; assim e antes, ao contrário, lhes fossem dados e respeitados os tempos, os meios, os devidos apreços e os reconhecidos méritos próprios!

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Publicado em "Diário Insular" (Angra do Heroísmo) e "Diário dos Açores" (Ponta Delgada)