segunda-feira, novembro 12, 2012

O Vídeo dos Vexames




1. Eis aqui o famoso Vídeo dos nossos vexames:

2. Segundo os OCS, a transmissão pública desse Vídeo que Marcelo Rebelo de Sousa – influente militante, mentor, líder histórico do PSD e mediático comentador da Rádio e TV portuguesas, na gíria mais conhecido por “O Professor” – inacreditavelmente concebeu e anunciou, e que tinha por objectivo ser emitido na Praça Sony (Berlim), em vésperas da visita da chanceler Merkel a Portugal (no dia 12 de Novembro de 2012), teria sido recusada pelas autoridades locais alemãs!

De resto, o próprio Prof. Marcelo acaba de reconhecer tratar-se de uma peça mais ou menos improvisada, experimental, como se tivesse sido feita, ou como foi mesmo montada em cima do joelho, se é que não às três marteladas…

3. O outro artífice desta pérola é um tal Rodrigo Moita de Deus, criativa figura também elucidável aqui: http://pt.linkedin.com/pub/rodrigo-moita-de-deus/19/68b/717.

4. A mensagem da dita obra, explanada e teorizada em português, incluía versões em inglês e alemão para ser enternecidamente vista, piedosamente ouvida e politicamente entendida por toda essa Europa e pelo Mundo fora, havendo ainda provável esperança que chegasse, num tempo futuro e indeterminado, a atingir vários planetas do imenso Universo que nos rodeia, só não tendo ainda sido apurado o efectivo envolvimento do Governo de Passos Coelho e do erudito académico Miguel Relvas em todo este também diplomático manifesto...

5. Na verdade, trata-se de um excelso aljôfar artístico, um feito mediático, antropológico-cultural, sociopolítico, económico-financeiro, cultural e civilizacional, um dignificante retrato de Portugal e dos Portugueses, nunca dantes tão exemplarmente conseguido…

6. Agora – lamento dizê-lo –, trata-se mesmo e na verdade de uma narrativa fílmica conceptualmente pindérica, em jeito de corso ou dança carnavalesca, cheia de lugares comuns, técnica e esteticamente mal concebida e toscamente executada, iconograficamente pobre, mimeticamente ridícula, desadequada, quase imbecil e até simbolicamente tendenciosa...

Uma verdadeira demonstração de subdesenvolvimento, inferioridade cultural e enviesamentos em série!

– Outra vergonha para Portugal, que pelos vistos também embaraçaria qualquer outro país da Europa que acolhesse e publicitasse semelhante palhaçada!

7. Todavia, e por contraditório que pareça, foi um favor patriótico – uma prudente obra de caridade civilizacional – que nos fizeram ao colocar tamanha, tão humilhante e tão tacanha produção “made in Portugal” no caixote de lixo da Europa, onde ficará na boa companhia de outros fatídicos subprodutos mentais, institucional e socio-historicamente datados destes patéticos e decadentes anos da nossa colectiva (des)graça…
_________________


Publicado em “Diário Insular” (Angra do Heroísmo, 13.11.2012):
RTP-Açores:
Azores Digital:
e Networked Blogs:
e “Diário dos Açores” (Ponta Delgada, 13.11.2012):