quarta-feira, maio 29, 2013


CARTA NOVÍSSIMA
para Daniel de Sá
(1944-2013)


Meu caro Daniel,

1. Estava a contar os dias que faltavam para nos encontrarmos de novo, porém ainda por cá onde tanto demandámos e pensámos os Novíssimos da Ilha, e por entre tantas palavras, sonhos e arroubos, alguns apenas nominalistas, outros escatológicos, visionários ou retóricos como os do nosso amado Padre António Vieira, – quem sabe se ele lá contigo nesta hora, ou tu com ele, fora desta temporalidade, noutro púlpito resistente e perpétuo, ou na Luz do Corpo Místico que ele, apocalíptico, também paradigmaticamente evocou, à beira do Abismo aonde toda a Terra treme, clama e desponta, na aurora do Dia Novíssimo, para a Última Resposta…

… Estava eu a desfiar esse rosário de expectativas – ia a dizer-te –, meu caro Daniel, para querer continuar os nossos diálogos, quando me chegou de rompante a notícia da tua súbita e derradeira partida para o mais fundo, distante e todavia próximo dos silêncios!

– E num instante, então, agora, assim, tão devagar no sobressalto, perdemos ambos a acalentada confiança que tão fraternalmente tinhas expressado naquela bela narrativa do teu último périplo terceirense, quando dizias – naquele modo que os dois bem em cumplicidade antiga e na verdade logo percebemos e acordámos – gostar de “conversar longamente com o Eduardo Ferraz da Rosa. Da sua escrita e da sua amizade com Nemésio.

“Da escrita, perguntar-lhe se ele exercita nela conscientemente, ou por acaso, o que me parece ser um exemplo prático da Fenomenologia de Husserl. É que eu leio o que o Eduardo escreve, e crio uma ideia do que as palavras significam. Mas depois volto às palavras para verificar se essa ideia de facto lhes corresponde. E, parafraseando aquela que, por amor e necessidade, é a pessoa mais indispensável da minha vida, dir-lhe-ia que, se Nemésio tivesse estudado mais, não teria tido tempo para aprender tanto. Não nos haveria deixado, portanto, um livro quase esquecido, uma torrente de cultura, como é o ‘Jornal do Observador’. Nem, provavelmente, o ‘Mau Tempo no Canal’, porque, fosse ele mais aplicado nos estudos e mais paciente com os professores, e não iria parar à Horta para obter um diploma com a mesma classificação do de João de Deus na Universidade”…

Ora é para isso, e como se estivéssemos os dois finalmente sentados frente a frente e a ver o nosso mesmo Mar, que tão gratamente quis recolher, evocar e citar neste dia as tuas palavras, Daniel, porém logo também para devolver-tas com outras, as minhas, de outrora – mas agora para sempre relidas e refeitas, ou futuríveis, quem sabe afinal? – que te enviei há anos, deste mesmo lugar da Terceira, mas de um tempo outro, no derradeiro e ventoso Outono que atravessaste. Todavia, não tenho a certeza de algum dia (não) as leres, ou (sim) as receberes no ressurrecto modo do Mistério que nenhuma Fenomenologia, como bem detectaste, do Homem terreno – aqui neste frágil e contingente destino do pulvis (…) et in pulverem reverteris – poderá alguma vez explicar, ou sequer compreender (a não ser, pode ser, sob o modo de alguma crença ou da Fé que ambos partilhamos...).

– E aqui vai pois, meu caro Daniel, o que repito, praticamente sílaba a sílaba, e torno a querer dizer-te hoje, identicamente como desse passado Janeiro de 1995, no Suplemento Açoriano de Cultura que o Vamberto Freitas empenhadamente coordenava no “Correio dos Açores”, para o mesmo Futuro Absoluto (que já ali o era eternamente): 

2. Para a tua ilha do nosso Arcanjo, como Ruy Galvão de Carvalho sempre acentuava na datação propiciadora de um lugar de luz para a guarda da Palavra vai a última carta que te escrevo.


– Estou aqui em Angra, mas é quase como se não tivesse chegado a partir de onde vim, daquela morada, terra e templo de Reminiscência Absoluta – afinadas estas por uma dimensão existencial que já foi legitimada e assumida em longo processo crítico e horizonte semântico e metafísico – compreendes? –, digo, daquela Praia minha, da mesma ou análoga à que Vitorino Nemésio, tão significativa e paradigmaticamente sempre chamou de “nossa mãe”, dizendo-a desse modo por relação ao sentido fundamental, matricial a genésico da sua Poética, da sua Filosofia e da sua Fé…

Ora acontece que é por causa dessas categorias que te mando novamente hoje estas palavras fraternas. Refiro-me, como terás já apreendido, ao núcleo de significação mais essencial que aquelas figuras ou metáforas retêm, e que hoje se me tornou a relevar e revelar de repente ainda mais em novo fulgor e relevância de verdade, ao ser-me chamada a atenção para um espantoso e pequeníssimo lapso tipográfico que a tua bela e humaníssima missiva então continha.

De facto, na mensagem a que me estou referindo, e na qual generosamente e mais uma vez com igual Amizade e certeira e rigorosa Exegese disciplinar, tiveste a viva memória e a afectuosa e intencional lembrança de me descobrires e nomeares num parágrafo e entre aqueles (outros) vultos que são da verdadeira e unicamente grande estirpe e condição que (a todos) nos poderia e deveria unir e reunir in gente, lá resvalou o alfabeto (que não a gramática!) de vogal em vogal, como ao nosso Nemésio, de vaga em vaga vocálica…, de uma a outra delas, e então de um “o” penúltimo se acercou a prosa de um “e” mais original no andamento da declinação prototípica, e assim de mão se chegou a mãe, e eu (em abençoado destino suplementar), de contraparente, amigo e discípulo, me vi baptizado em Irmão de sangue verdadeiro!

– Feliz corrente de composição que a tanta proximidade de natureza e semântica acabou por deixar resumir a ideia…

Surpreso, pois, na maravilha de sentido que um lapso técnico de gesto no teclado foi capaz de gerar (e tão verosímil em seu segredo e maiêutica ocultação foi, que nenhuma outra revisão se mostrou ciosa ao ponto de a invejar em golpe de correcção!), – não resisti, neste inesperado contexto, ao encantado impulso de te mandar, com devida e maior estima, este ramalhete de escrita, alinhadas e alinhavadas as minhas próprias letras para testemunho de gratidão pelas tuas pessoais, bondosas e lisonjeiras referências às minhas humildes demandas ensaísticas, filosóficas e literárias.

3. Cá se realizou o Outono Vivo, mas tal como muito bem vislumbraste da outra vez, na autêntica proximidade espiritual que às vezes só mesmo uma virtuosa e conjuntural distância garante e sela para o mais gratificante futuro absoluto (como, nas mesmas e todavia outras maiúsculas de grandeza escatológica o nosso Karl Rahner tematizou, como sabes…), também nestas aventuras de encontro e reencontro é bom que se perdoe “alguma coisinha”, porquanto, com certeza, mesmo a Terceira, “lá por ser de Jesus, não é por força em tudo virtuosa apenas”…

– Tenho tenha pena de lá não teres estado! E agora, maior é ela ainda quando leio que sentes e dizes mesmo, na solidão confessada, não quereres cair na lamúria.



É que – entendes? – cá por esta “Treceira de Jasus”, com os seus pretensos ou supostos donos e proverbiais padrinhos e puxadores de dança e contradança vária, em tanta corrida, passo e queda se quedarem alguns infelizes, diletantes e aduladores, que já nem ao nível do chão vão, antes de lá e amiúde dele nem conseguem levantar-se, no que aliás seguem em razão inversa às dos conceitos predicáveis do Sermão da Caída…

Mas seja lá como for, ou não seja, também agora te quero afiançar das minhas saudades da tua Maia e desse calor tão franco e mais reanimador, e tão diverso e tão nobre, ao menos na esperança e na sua inteireza singela de pão e mesa e caldo de tanto ideal e persistente sonho fraterno…

– Lembro-me muito bem de tudo isso, de novo aqui, longe da mão da porta e do sentido-mãe das ruas e das casas, e da minha casa na Praia, e do rosto materno e definido das pessoas e das coisas, mas ainda mais hoje, depois do tempo e do espaço, das mães universais que lá e cá (como de facto e na genuína solidez da Vida e do Amor, em todo o lado) sempre nos hão-de fazer pensar, sentir e agir, crescendo interiormente para o mais que importa e vale!

A terminar, saúdo-te, de novo, na certeza de um dia poder acolher-te pessoalmente na nossa real Praia da Vitória. Aí hei-de mostrar-te, por minha própria mão, responsabilidade, olhar e coração, aqueles recantos de Nemésio e da Praia-Pátria Açoriana e universal de sempre que só é conhecida e reconhecível por aqueles que a amam e compreendem; ou vice-versa, tanto faz, porque, como tu também sabes, entre o paciente amor da Sabedoria e a sabedoria paciente do Amor, talvez não valha a pena acentuar mais nenhum daqueles usuais, às vezes pérfidos e rasteiros, esquemas de dualismo racional, poético e ético, – todos eles em que, tantas e escusadas vezes, por entre fúteis e crispadas letras, se perdem as palavras sapientes e se desencontram os afectos e os espíritos, por melhores que sejam as literaturas e o que delas há-de restar!




Sem mais, por aqui agora me deixo também ficar sem lamúria mas grande tristeza, para procurar continuar a aprender com tudo e com todos, enviando-te um grande e definitivo abraço firme e fraterno, e pedindo-te que aceites todo o respeito e a minha admiração, ao ver-te partir para onde, junto aos nossos todos juntos, esperarás certamente por nós, na Saudade do Futuro.
________________

Em “DA” (“Diário dos Açores”, Ponta Delgada, 29.05.2013);
Visualização e Download aqui:
“Os Sinais da Escrita”:
RTP-Açores:
e Azores Digital:
http://www.azoresdigital.com/ler.php?id=2364&tipo=col.