sexta-feira, outubro 11, 2013



O Sol-e-Dó da Luz


No tempo em a Praia da Vitória falava pela voz independente do seu saudoso jornal (JP) – há 30 anos já… – publicava-se ali uma Crónica cujo conteúdo relembramos hoje (como a tantos outros frontalmente abordados em páginas que vale a pena reler…).

Intitulado “Concerto Macabro”, o texto relatava deste modo, com humor amargo, conforme respigo da narrativa, um rocambolesco episódio ocorrido na Praça F. O. da Câmara, numa claramente simbólica noite de Agosto de 1983:

– “Grande azáfama: montar um coreto, ornado a faia-da-terra, no frontispício do qual foi laboriosamente aplicada uma lápide, em dimensão aproximada de 20X13 centímetros, anunciando um concerto pela Banda da Força Aérea dos EUA”.




Depois vinha a descrição do cenário de remedeio para mais uma daquelas recorrentes falhas com que a EDA (antes dela Serviços Municipalizados), historicamente vem ensombrando vidas, economia, trabalho, festas, serviços, comércio, indústria, máquinas, utensilagens, OCS e outros “aparelhos” dos terceirenses, – desde oportunistas ou incompetentes cérebros técnicos e administrativos, a decisores e gestorzecos políticos – a quem temos sido entregues a eito e que sempre nos foram moendo os olhos com apagões de energia, (in)consciência e (ir)responsabilidade chocantes!

– Ora então lá estava “aos pés escorados do balcão da Câmara, um camião do Exército americano, carregado com uma resfolegante geradora eléctrica de campanha, ligada a um instrumento sonoro”, enquanto em casa fronteiriça se amenizava “as trevas da noite, colocando velas caridosas nas janelas, – de resto as únicas luzes que na altura se acenderam”.

E mais tarde, ao final daquele apoteótico, terceiro-mundista e honroso evento “people-to-people”, duas camionetas made in USA ainda puderam iluminar, “com os seus potentes faróis nos médios, a rápida desmontagem do aparato de orquestra”…

– A cena, antiga, é apenas uma das que poderíamos reacender em décadas a fio desses fatídicos e paradigmáticos “cortes” com que sorrateira e ratoneiramente nos fustigam (de modo vário e impune!), sabe-se lá até quando irremediavelmente (?) mal servindo a Terceira, sob tutela governamental mas por conta e risco de todos os açorianos…
______________________
Em Azores Digital:
http://www.azoresdigital.com/colunistas/ver.php?id=2447;
RTP-Açores:
http://tv2.rtp.pt/acores/index.php?article=33960&visual=9&layout=17&tm=41;
Jornal “Diário Insular” (Angra do Heroísmo, 12.10.2013),
e "Diário dos Açores" (Ponta Delgada, 17.10.2013).