sábado, julho 12, 2014



Um Harakiri Universitário


A propósito da precária situação da Universidade dos Açores (UAç) na ilha Terceira, João Maria Mendes publicou na sua página pessoal do Facebook um vigoroso e pertinente testemunho cujo conteúdo, no essencial, foi depois reforçado em Entrevista concedida ao DI (Cf. Anexo 1) na passada sexta-feira (dia 11).

– Todavia, logo naquele primeiro depoimento lia-se o seguinte:

“É lamentável o que estão a fazer ao Pólo de Angra do Heroísmo da Universidade dita dos Açores. Será que a destruição do Curso de Gestão que funciona em Angra tem mesmo de acabar?

“Ou serão os mesquinhos interesses corporativos de certos luso-micaelenses que apenas têm como objectivo ganhar a vidinha aqui por estas ilhas e satisfazer um bairrismo serôdio de tudo concentrar e provocar o vazio à sua volta?

“Só há uma solução para este ataque feroz (...), que passa pela fundação de uma Universidade totalmente independente aqui na Terceira.  

“As ilhas Canárias têm duas Universidades. Porque não replicar a iniciativa aqui nos Açores?

“É claro que surgirá a velha, decrépita e sempre decantada ‘unidade açoriana’ dos ‘Velhos do Restelo’ que por aí ainda subsistem para negar este direito que a ilha Terceira tem de usufruir de uma verdadeira Universidade e não de um apêndice raquítico gerido com as migalhas que sobram do banquete...

“Já chega de atropelos, menosprezo e achincalhamento por um Reitor que foi eleito por uma ‘unha negra’ e, quem sabe, sob a alta protecção da dama dos três pontinhos.

“Libertemo-nos deste jugo pesadíssimo de uma Reitoria centralista, que tudo destrói à sua volta”.


– O assunto merece atenção crítica e deveria motivar acrescidas reflexões, tanto mais quanto outros (v.g. Álamo Meneses e Alfredo Borba) também defendem uma similar (?) “autonomização” (sic) da UAç, apesar da complexidade de tal projecto e das diferentes, díspares ou até contraditórias linhas e interesses que aí se cruzam hoje (como se cruzaram sempre, desde os tempos de Machado Pires, Vasco Garcia e Avelino Meneses até às últimas erupções na academia), embora tão magnífica sequência reitoral possa não corresponder exactamente ao declínio do lema original da casa (sicut aurora scientia lucet), de permeio com secessões, sucessões e remodelações vespertinas ou apenas proteladoras de um haraquiri político-académico prenunciado desde há muito tempo...
_______
  Anexo 1:

________________

Em "Azores Digital":























RTP-Açores:



























"Diário Insular" (Angra do Heroísmo, 12.07.2014):




























e "Diário dos Açores" (Ponta Delgada, 13.07.2014):