sábado, fevereiro 15, 2014



Ordem para Destroçar!


– Não há dúvida que causou muito alvoroço a Entrevista do Tenente-General José Eduardo Garcia Leandro a Maria Flor Pedroso na Antena 1, podendo ser consultada aqui:

http://www.rtp.pt/antena1/?t=Entrevista-a-Garcia-Leandro.rtp&article=7432&visual=11&tm=16&headline=13



Decorrido pouco tempo sobre a oportunidade que tive de escutar a sua distinta intervenção da Sessão de Homenagem (Lisboa, 25.11.2013) ao General Ramalho Eanes, foi novamente com atenção e agrado que pude seguir esse frontal depoimento, atendendo tanto à conhecida personalidade e distinta folha de serviços técnico-militares, político-institucionais e académicos daquele ilustre Oficial General, quanto ao bem pertinente conteúdo das suas análises sobre a vida do nosso País.

– Nascido em Luanda (1940), aluno do Colégio Militar (1950-57), tendo servido em Angola (1962/64 e 70/72, Guiné (65/67) e Timor (68/70), o TGEN Garcia Leandro foi ainda Governador de Macau (1974/79).


Professor dos Institutos de Estudos Militares, Ciências Sociais e Políticas, Ciências de Informação e Administração, e das Universidades Nova, Autónoma e Católica; Director dos Altos Estudos Militares; Vice-Chefe do EME; Director do IDN e Presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior Militar, Garcia Leandro desempenhou altas funções junto da NATO e como Comandante da Componente Militar da Missão ONU para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).




– Investigador e especialista em Estratégia, Relações Internacionais, Gestão de Crises e Missões de Apoio à Paz, este Tenente-General do Exército é também autor de diversos estudos, ensaios, artigos e livros sobre Sistemas Colectivos de Segurança e Defesa Nacional.



O General Garcia Leandro é ainda prestigiado Membro do Conselho de Curadores do IDP – Instituto da Democracia Portuguesa (http://idportuguesa.pt/), participante em inúmeras acções no âmbito deste Instituto e seu representante na PASC (Plataforma Activa da Sociedade Civil).


Ora de todas as matérias abordadas na referida Entrevista (na quase totalidade sobre os múltiplos, interligados e graves problemas com que se debatem a Instituição Militar e os militares portugueses, no quadro geral da organização, funcionamento e responsabilidades do Estado...), acabaram por ganhar destaque político-mediático as duríssimas (impiedosas!) críticas que o General Garcia Leandro fez ao Ministro da Defesa, acusando-o de falhar “em tudo”, e dando conta, alegadamente confessada pelo próprio, do seu – dele, Aguiar Branco, evidentemente – total desconhecimento e impreparação para o cargo que agora ocupa, porquanto o mesmo Ministro de Passos e Portas até lhe teria mesmo confiado que de Defesa nada percebia, coisa que, branco no cinzento, logo o seu gabinete veio mesmo jocosamente desmentir, nos seguintes termos:

– “O ministro da Defesa Nacional teve o prazer da sua companhia uma única vez, ao longo do mandato e em momento algum foi proferida a frase que bombasticamente lhe é imputada ou as restantes considerações relatadas pelo senhor Tenente-General”!


E depois, mais ironicamente ainda se adiantou:

– “O Tenente-General Garcia Leandro não é seu assessor, amigo pessoal ou confidente", e "reconhece[-se] não ter sido possível acomodar, no processo de reforma em curso, as muitas vontades do senhor Tenente-General mas lembra[-se] que não é ministro com a tutela das preferências pessoais do senhor Tenente-General Garcia Leandro"...


De facto, o assunto, como ali foi dito, não passaria de azedas trocas de acusações por entre “asneiras” em série de uns e justificadas “desesperanças” de outros, não fosse o muito descontentamento que pelas nossas competentes Chefias Militares e pela actual Defesa Nacional vai marchando e desfilando, desde surpreendentes escolhas paisano-partidárias (como a de Berta Cabral – por muito que nos custe dizê-lo aqui... – que também deve perceber tanto – ou um pouco mais? – de Defesa que Aguiar Branco...), até às negociações político-diplomáticas e militares que envolvem Acordos de Cooperação internacional por conta (e risco!) da Base das Lajes... –, porém igualmente passando pelas rebaixadas carreiras, recursos e periclitantes assistências aos militares e ex-combatentes –, de tal calibre que, por estas e equiparadas manobras, sem sequer ser preciso consultar, entre outras, a AOFA (Associação de Oficiais das Forças Armadas), com novas e acrescidas evidências diárias e em crescendo... se comprova que estamos mesmo bem entregues e defendidos, como País “soberano” e como Região “autónoma”, sem qualquer dúvida e com certeza, na casa portuguesa, nos quartéis e nas casernas guardadas por estes graduados e arrogantes políticos de punho de papelão...


 – Ou não será que a estes rasos, sem continência sequer, mandá-los já destroçar da parada governamental em Lisboa, ainda era pouco?! 
____________________

Em RTP-Açores:















Azores Digital:



















e “Diário dos Açores” (Ponta Delgada, 15.02.2014):




Outra versão em “Diário Insular” (Angra do Heroísmo, 15.02.2014):