domingo, abril 06, 2014


________________________________

Arquivo "Diário Insular" 
(Angra do Heroísmo, 06.04.2014)
TEXTO: HÉLIO VIEIRA
FOTOGRAFIA: ANTÓNIO ARAÚJO
_______________________________________

A ARTE DE EDUARDO FERRAZ DA ROSA

FORÇA DA ESCRITA


Poeta e ensaísta, Eduardo Ferraz da Rosa tem utilizado a escrita como forma de transmissão do seu pensamento humanista.

Eduardo Ferraz da Rosa viveu, desde muito novo, rodeado de livros, possuindo, atualmente, uma das maiores bibliotecas particulares dos Açores, especialmente nas suas áreas preferenciais de estudo (Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Literatura).

Nasceu da Praia da Vitória, em 1954, e desde a infância que tem mantido contato com diferentes vertentes da cultura por influência familiar.

"Tive a sorte de nascer e crescer no seio de uma família que me deu a possibilidade de acesso às artes, em grande parte por ação e influência da minha mãe e do meu pai. Cresci numa casa da Praia onde sempre houve muitos livros e interesse por diferentes artes e pelo pensamento. Sempre cultivámos no meio familiar um especial gosto pela literatura portuguesa e, ao longo do meu percurso escolar, tive sorte de ter bons e grandes professores que me influenciaram nas opções que fui tomando na minha vida", referiu.

Ao longo do seu percurso como estudante do ensino superior, Eduardo Ferraz da Rosa frequentou diversas universidades. Estudou, em Braga, na Universidade Católica, em Lisboa, na Universidade Nova, em Coimbra, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de novo, em Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e completou, mais tarde, os seus estudos em Filosofia na Universidade Católica de Lisboa.

"O facto de ter estado em diversas universidades permitiu que tivesse acesso a um mundo muito vasto do pensamento, o que foi decisivo para a minha formação", afirmou.

O interesse pela escrita surgiu quando ainda frequentava a escola primária, altura em que redigiu pequenas crónicas sobre temas do quotidiano e alguns poemas, tendo, ao longo do tempo, publicado vários livros sobre diferentes temáticas.

Entre as obras editadas por Eduardo Ferraz da Rosa estão "E o Mar este Silêncio" (poemas), com carta-prefácio de Vitorino Nemésio (1980)," Vitorino Nemésio, Uma Poética da Memória", com prefácio de José Enes (1989), a coordenação de "Açorianidade e Autonomia"(1989), "Memória Bibliográfica Vieiriana" (2000), "Heranças da Terra" (2000), "Memorial da Praia da Vitória" (2002), "O Risco das Vozes", com prefácio de Carlos Reis (2006) e "Sombras - Fotomemória" (2008).

Estudioso da obra de Vitorino Nemésio, conheceu aquele que é um dos maiores vultos da cultura portuguesa, ainda muito novo e por via da ligação familiar.

"Tive a sorte de conviver com Vitorino Nemésio na Praia e em Lisboa, o que fez com que tivesse com ele alguns diálogos sobre a sua obra que ainda hoje guardo com muito agrado. Através do estudo da sua obra é possível entender a ligação à terra dos açorianas e a transcendência da alma que molda o espírito do homem das ilhas", adiantou.

O interesse pelo pensamento de Vitorino Nemésio fez com que Eduardo Ferraz da Rosa escolhesse a obra do escritor nascido na Praia da Vitória para a sua tese de licenciatura em Filosofia.

Por outro lado, tem-se destacado também como colaborador de longa data, de quase todos os jornais que se publicam nos Açores, escrevendo artigos sobre diversos temas e dirigindo vários suplementos de Cultura, Arte e Ciência.

PERCURSO PROFISSIONAL

No que se refere à sua atividade profissional, foi professor de Filosofia na Universidade dos Açores, tendo também lecionado na Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo e no Centro Integrado de Formação de Professores do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

Conselheiro Nacional de Educação em representação da Região, Eduardo Ferraz da Rosa também foi consultor do Governo Regional e das câmaras de Angra e Praia da Vitória, investigador na Biblioteca e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo e diretor da Biblioteca e Centro de Documentação do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Investigador associado do Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular do Hospital da Ilha Terceira, é doutorando em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

di. 06.04.2014