sábado, outubro 25, 2014


Desassombros e Assombrações
________________________________________________________


O que se passou no Museu de Angra com o fatídico episódio das “danças”, e tudo o que a partir daí veio à baila político-institucional e ao conhecimento e debate públicos, revela uma série de (des)assombros e algumas renitentes e persistentes assombrações (vocábulo que lembra um talentoso livro de Fagundes Duarte...).


– Ora também a ensombrar esta trama de indícios, factos e acontecimentos (em crescente mediatização e doravante não escamoteáveis) estão sequenciais reportagens e notícias vindas a lume após a “audição” parlamentar à qual, por justificada iniciativa do PSD, foi levado Avelino Meneses.

Assim, perante esses dados – no sentido do apuramento da verdade integral e da transparência dos actos políticos e pessoais deste imbróglio, e acrescidamente na medida em que começaram a ser parcialmente divulgados o teor genérico e a nula lisura do lacunarmente admitido percurso político-administrativo e jurídico do dito Parecer (da autoria do ainda DRC!), e o assumido Despacho do ex-secretário da tutela sobre a mesma substância –, agora devem ser colocadas, ao menos, as seguintes questões:


1. Quais, de que tipo e envolvendo que entidades foram as aludidas prestações do director do Museu à Câmara da Madalena, no projecto das “Memórias da Casa do Canal”?

2) Em que moldes e/ou porque que (não?) foram accionados os disponíveis mecanismos político-administrativos ou inspectivos para apuramento de responsabilidades “disciplinares”, ou outras de índole alegadamente “ilegal” ou “ilícita” (porém, segundo tenta dizer-se hoje, ocultadas ou já prescritas)?

3) Foi ou não dado conhecimento superior (político-governamental) – a quem, e com que acolhimento ou inviabilização? – do constante no Parecer e no Despacho em causa?

4) Confrontando-se as ditas incriminações feitas pelo actual DRC com o dossier curricular do seu antecessor (nomeado por Carlos César...), poderão ainda existir outras actividades, estatutos ou desempenhos institucionais seus, na Região ou fora dela, (in)compatíveis e/ou entretanto não apurados?

5) Que relevância, objecto ou veracidade terão as acções, em hipotético processo, envolvendo alvitradamente a DRC e o Tribunal de Contas?

6) Que espera o PS ganhar, ou quem espera incautamente proteger a termo, tentando silenciar o seu ex-secretário Fagundes Duarte? 
_______________

Em "Diário Insular" (Angra do Heroísmo, 24.10.2014):



























RTP-Açores:
























Azores Digital: