domingo, julho 24, 2016


Agendas e Cortinas de Fumo
____________________



Não há muitos anos um jornalista do DI publicava nestas páginas um artigo sobre projectos aeroespaciais e científicos previstos para S. Maria (assemelhada então a uma ilha de foguetões...).


Os tempos passaram e os planos da ESA (Agência Espacial Europeia) – envolvendo parcerias internacionais, nacionais e regionais – concretizaram-se.

– Depois, por via também dessas sofisticadas estruturas conjuntas, com inovações técnicas e tecnológicas de ponta e múltiplo alcance em várias áreas, aparelhos e complexos científico-industriais – que são ainda de monitorização, defesa avançada e vigilância das rotas transoceânicas e planetárias... – os Açores tentaram ganhar novas posições estacionárias (sempre negociais), co-presenças, créditos e mais-valias decisivas nos actuais e futuros horizontes de envolvimento naqueles domínios.




E isto embora os eixos da política, da diplomacia e da segurança operacional e preventiva europeias e norte-americanas (aliás em reconfiguração sensível) se tenham vindo a deslocar para as zonas do Pacífico e do Índico, sem que, contudo, se possam deixar desguardadas as costas e flancos euro-atlânticos (a Norte e a Sul!), na bacia do Mediterrâneo e no norte de África, para além, evidentemente das tradicionais (recorrentes porque quase “naturais” ou permanentes) fronteiras “internas” continentais europeias, – tanto mais quanto os últimos desafios e incertezas mundiais, e ainda face ao Terrorismo islâmico e suas mutações tácticas, toda a “reserva territorial” e de “intervenção e projecção de forças” (cada vez mais teleguiadas, rastreadas à distância/proximidade e altamente exigentes em termos de eficiência logístico-electrónica e armadura informática global) nunca deixarão vazias zonas nevrálgicas do chamado Ocidente, ou do que dele pode restar neste perigoso século XXI...



– A agenda ocidental (europeia e norte-americana) passa por aqui mesmo, e não será possível compreender tudo o decorre destes âmbitos cruciais sem a percepção integral e integrada de tais conjuntos e multifactoriais cenários de interesse, pensamento, acção. 



O resto, com mais ou menos rampas e foguetório provinciano (nacional e regional), nem para cortina de fumo dará!
_____________

Em "Diário Insular" (Angra do Heroísmo, 23.07.2016):




























e Azores Digital: