sábado, maio 30, 2015


Eça, Clássico e Crítico
_________________________________________________________________



Há livros e autores aos quais sempre se volta, por dever e cumprimento de ofício ou pelo simples prazer de leitura e busca de reconfigurações para as suas tessituras de sentido. E depois, tais obras, por tudo aquilo que exprimem, e sempre e mais podem manifestar, fazer descobrir ou revelar, constituem peças de Cultura e de Pensamento daquele património clássico que assim vai sendo guardado, transmitido e revisitável na vida das comunidades e nos tempos interiores ou íntimos dos leitores. Ora no caso que tenho em vista é precisamente isso que acontece com um Autor e um livro ao qual de modo cíclico retornamos, ou não fossem eles um Escritor clássico, no âmbito canónico da Literatura Portuguesa e Universal, e uma obra aberta...

– Refiro-me ao nosso Eça de Queirós e à sua Correspondência de Fradique Mendes, livro acabado de publicar (2014) numa edição preparada por Carlos Reis, Irene Fialho e Maria João Simões. – Ora não tem faltado elogios criteriosos e construtivas apreciações teoréticas, filológicas e formais a este meritório projecto da INCM, onde, para além de Carlos Reis e das suas Colaboradoras neste volume, merecem referência Elena Soler, Ana Peixinho, Maria Helena Santana e Rosário Cunha, para além do excepcional desempenho de Fagundes Duarte a quem coube a dificílima incumbência de estruturar a edição crítica de A Capital! (mas que mais tem produzido – com o grande e maior especialista queirosiano que é Carlos Reis – uma reflexão teórico-crítica sobre o mesmo trabalho crítico subjacente às textualidades e às suas edições histórico-críticas).

É claro que especialmente no caso do Eça de Fradique Mendes, também por via deste regresso a essa figura semi-ficcional, semi ou proto-heteronímica mais se acentuam os traços, heranças e vigências de uma espécie de recorrente Modernidade, ainda criticamente nossa contemporânea (Cesário e Pessoa, Mário Cláudio, Agualusa e Saramago...), como se tem procurado pensar, repensar e (des)construir desse “homem genial” cujas “auréolas mais refulgentes”, como ele(s) escrevem, “vincam a alma – e jamais esquecem”!
_____________

Em "Diário Insular" (Angra do Heroísmo, 30.05.2015):