quarta-feira, novembro 21, 2012


Instituto da Democracia Portuguesa
apresenta Teses para o Plano C



O Instituto da Democracia Portuguesa  (IDP) – instituição fundada em 2007 e que se afirma como organização da sociedade civil congregando pessoas independentes e cidadãos com filiação em partidos de todo o espectro político – ­ acaba de apresentar uma nova obra onde estão reunidos Estudos e Ensaios críticos sobre a situação presente e as perspectivas de transformação da sociedade portuguesa.

Dos actuais órgãos directivos e conselhos consultivos do IDP (http://www.democraciaportuguesa.org/) fazem parte, entre outros, D. Duarte de Bragança, Fernando Nobre, Mendo Castro Henriques, Rui Moreira, José Alarcão Troni, Rainer Daenhardt, Carvalho Rodrigues, Ascenso Simões, Luís Salgado de Matos, Rui Rangel, Francisco Cunha Rego, Eduardo Ferraz da Rosa, Gonçalo Ribeiro Telles e o general Garcia Leandro.

Na apresentação do livro, editado pela Bertrand e intitulado Plano C – o Combate da Cidadania, O IDP manifesta não ter “pretensão de inventar conceitos, mas sim de os combinar numa narrativa diferente, numa demonstração apaixonada de que existem alternativas às políticas públicas que têm vindo a empobrecer o país”, elencando no seu manifesto editorial as seguintes ideias e ideais:

– “Combate da Cidadania, porque está em causa a sobrevivência dos portugueses numa Europa ainda sem rumo e numa Lusofonia ainda sem ritmo. Cidadania, porque ainda vamos a tempo de salvar Portugal das oligarquias que o ameaçam.

“Plano A é o da Troika, o notório Memorando do Nosso (Des)entendimento. Não queremos a nossa democracia troikada por políticos sem preparação. Planos B há vários, dos actuais programas partidários. São todos muito parecidos. Têm coisas boas e coisas más. Separados são insuficientes. Juntos são inexequíveis.

“PLANO C, finalmente, é o de todos nós, da cidadania, da sociedade civil, das associações mediadoras entre o indivíduo e o Estado. Um plano feito de alternativas concretas, propostas por quem conhece o país, o seu território e população, a sua história e cultura, as suas potencialidades, sonhos e empreendimentos”.

No Prefácio desta obra – que contém um breve capítulo sobre os Açores, da autoria de Eduardo Ferraz da Rosa –, D. Duarte de Bragança traça assim as grandes linhas orientadoras da reflexão do IDP:

– “A democracia é o regime da liberdade, pelo que é, também, o regime da responsabilidade (…). O futuro do nosso país não se esgota com as tarefas de um grupo de ‘políticos’ tradicionais, mas desligados da consciência colectiva. O discernimento e a intervenção, pelo contrário, são uma responsabilidade de todos.

“Esta acção concertada dos portugueses neste momento de crise nacional e europeia tem de firmar-se em ideias muito firmes e muito claras, sob pena de os seus objectivos serem corrompidos e desviados pelos interesses instalados. Sabemos como (…) o acessório tantas vezes se sobrepõe ao essencial, o espectáculo à inteligência, a celebridade ao mérito, a imagem à eficácia, a aparência à produtividade. E com uma comunicação social que perdeu muito do  seu  poder de vigilância e testemunho, sentimo-nos perdidos, perdidos nas ideias que nos devem guiar nos caminhos da democracia portuguesa, afastados dos  ideais que orientaram a nossa História e das pessoas às quais esses caminhos vão dar. Para intervirmos no nosso país, na Europa e no Mundo, precisamos afirmar os princípios que nos identificam.

“Esses princípios, para quem milita no IDP, nascem da cidadania, da sociedade civil, que hoje é urgente esclarecer, promover e divulgar”.
__________
Em Azores Digital:
http://www.azoresdigital.com/ler.php?id=17581
e Jornal "Diário dos Açores" (Ponta Delgada, 22.11.2012).